A modalidade tecnológica tem ganhado reconhecimento ao longo dos anos, conforme o mercado cresce e se profissionaliza. Tal aperfeiçoamento tem resultado em um aumento na criação de vagas de trabalho específicas para esse modelo de ensino. Dessa forma, investir em cursos tecnológicos pode proporcionar muitos ganhos para a sua carreira.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!

Características, diferenças e benefícios

No ensino brasileiro existem 13 cursos disponíveis voltados para a graduação tecnológica, mas, independentemente da área de conhecimento, o curso tecnológico tem foco na inovação e é mais direcionado para o que de fato a profissão exige em uma área mais específica.

Dentre os diferencias estão menor prazo para conclusão – de dois a três anos, de acordo com o curso – e mensalidade mais acessível. Comparadas com os bacharelados, as graduações tecnológicas permitem aos alunos formados concorrer a vagas de pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado e ainda concursos públicos de nível superior.

O aluno tecnólogo

As oportunidades de emprego para estes profissionais são muitas. Para os que trabalham ou têm pressa para conseguir o diploma, por exemplo, geralmente, opta por essa graduação.

A modalidade é ideal para quem precisa conciliar trabalho, casa e família. Aqueles que já são graduados, a opção pelo tecnológico pode ser para dar sequência aos estudos, permitindo ampliar os conhecimentos e maior aprofundamento no que se almeja trabalhar.

De toda forma, segundo informações do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), os mais interessados são, na maioria, homens com idades entre 25 e 34 anos atuantes no mercado. Muitos buscam essa graduação como forma de conseguir uma promoção dentro da empresa objetivamente.

Já sabe o que quer

Por mais que o mercado mostre as inúmeras possibilidades para seu crescimento profissional, é preciso saber o que, de fato, você deseja para dar rumo à sua carreira. Isso permite focar exatamente no que é necessário para se destacar no ambiente corporativo, apresentando soluções rápidas.

Urgência para se inserir no mercado de trabalho

Além de possui uma duração menor, as graduações tecnológicas são caracterizadas por dar foco a questões práticas. Aos que desejam entrar rapidamente no mercado de trabalho, seja por uma independência financeira ou por realização profissional, por exemplo, esta é uma excelente opção.

Novos rumos para a carreira

Hoje, muitos profissionais querem mudar de emprego, buscando uma motivação maior em outra área de atuação. A realidade é que muitos graduados estão voltando para as universidades e o curso tecnológico é uma boa forma de buscar novos desafios na carreira.

A grande dificuldade de quem trabalha é tentar conciliar trabalho com estudos, afazeres domésticos, entre uma série de outras atividades, o que torna o tempo bastante precioso. Assim, o ensino a distância veio para contribuir, dando a flexibilidade que o estudante necessita, conseguindo se dedicar aos estudos e à nova formação profissional.

Curso tecnológico no formato EAD

Próprio para quem já tem uma rotina bastante puxada, o ensino a distância tem flexibilidade e é mais econômico. Como os materiais estão disponíveis no formato online, todo o conteúdo pode ser acessado a qualquer momento, independentemente de onde estiver. Você pode adiantar seus estudos dentro do ônibus, enquanto volta para casa depois de um dia de trabalho, por exemplo.

O diploma de graduação e o certificado de pós-graduação da educação a distância têm o mesmo peso dos de um ensino presencial. Entretanto, é preciso verificar se a faculdade e o curso têm o devido reconhecimento do MEC.

Aumento gradual de procura

Nos últimos anos, o número de alunos matriculados em cursos de graduação tecnológica aumentou. Dados do Censo de Educação Superior de 2016 mostram que, no ano de 2015, por exemplo, o número de matriculas correspondiam a 61,5% de bacharelados, enquanto os de licenciatura eram de 20%, e os tecnólogos, de 17,8%.

Ainda segundo o Censo, entre os anos de 2015 e 2016, enquanto a quantidade de matriculados no bacharelado diminuiu, o tecnológico aumentou 2,8%. Entre 2006 e 2016, o número de inscritos em cursos tecnológicos quase triplicou, com um aumento de 190,3%.

Graduações tecnológicas em alta

Os estudantes de graduação tecnológica podem encontrar diversas oportunidades de trabalho, principalmente em empresas privadas. Confira algumas áreas em que poderão atuar:

Gestão Comercial

O curso de gestão comercial forma profissionais capazes de gerenciar a área comercial de uma empresa em todas as suas atividades, tais como compra e venda de mercadorias, pesquisas de mercado, consulta de viabilidade econômica, entre outros.

Gestão financeira

O estudante de gestão financeira se torna um profissional com ampla visão sobre as atividades exclusivas dessa área, como análises de viabilidade financeira e consulta de indicadores de desempenho.

Marketing

Habilita o aluno a analisar os produtos e serviços disponíveis no mercado, com pesquisas e planejamentos mais direcionados para essa área. Além disso, o conhecimento em marketing possibilita que o profissional atue com posicionamento e consolidação da marca.

Gestão de Recursos Humanos

O curso de gestão de recursos humanos permite que o profissional da área saiba analisar as estratégias da empresa de forma a elaborar toda a atividade que envolve avaliações de desempenho, capacitação de profissionais, recrutamento e seleção. Além disso, o curso torna o profissional capaz de controlar os planos de carreira da organização.

Gestão da Qualidade

Permite que o aluno saiba como planejar e implementar sistemas que otimizem a qualidade e a produtividade da empresa, seja na alteração da metodologia de trabalho, na qualidade dos produtos e, até mesmo, na transformação dos processos administrativos e operacionais.

Logística

O curso de logística profissionaliza o estudante para que saiba lidar com transporte de mercadorias e segurança dos equipamentos despachados e recebidos nos terminais rodoviários, portos e aeroportos.

Processos Gerenciais

Proporciona o planejamento, a criação e o acompanhamento dos processos vinculados à área administrativa e financeira, auxiliando nos processos de tomada de decisão.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de análise e desenvolvimento de sistemas oferece um aprendizado voltado para linguagens de programação, ferramentas de desenvolvimento e banco de dados.

Viu como os cursos tecnológicos têm várias vantagens? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades que envolvem o ensino superior!